AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados

Siga-nos no Twitter Faça parte de nossa Página no Facebook Acesse nosso Instagram Adicione o RSS da AGAS

Notícias

28/08/2015

Tendências e hábitos de consumo em destaque

Com público recorde, evento superou expectativas

Ao contrário do ano passado, quando os negócios foram alavancados por empresas de máquinas e equipamentos, a Expoagas 2015 destacou o foco da indústria e do varejo em produtos para o consumidor final. “O gaúcho está com o poder de compra reduzido e valorizando mais do que nunca sua renda, e isto faz com que ele não abra mão da qualidade, mas pesquise muito preço”, observa Patrique Nicolini Manfroi, diretor da Agas, ressaltando que a feira apresentou ao varejo cerca de 800 lançamentos.

Tradicional termômetro dos hábitos de consumo dos gaúchos, a feira evidenciou sobretudo novidades em alimentos sem gordura trans, sem glúten, sem lactose ou com menor teor calórico. “É um nicho em crescimento, assim como as cervejas artesanais, que estiveram pela primeira vez na feira”, destaca Nicolini. Na área de tecnologia, soluções que garantem a segurança das empresas e dos consumidores, como máquinas facilitadoras de troco e cofres inteligentes, foram atração.

Questionados pelo Instituto Methodus sobre a movimentação de negócios nos estandes, 71% dos expositores informaram que realizaram negócios com profissionais de outros setores, que não supermercados. Os segmentos mais citados pelos fornecedores participantes da feira foram, pela ordem, restaurantes (56%), padarias (51%) e lojas de conveniência (42%). Segundo a pesquisa, 86,5% dos 344 expositores da Expoagas 2015 pretendem voltar à feira em 2016. As empresas expositoras ouvidas apontaram que, em média, as vendas na Expoagas representam 17,7% do total do faturamento de agosto. 73,5% dos expositores ampliaram a carta de clientes nos dois primeiros dias da feira e 99% atribuíram à Expoagas 2015 a classificação de muito importante ou importante para o desenvolvimento da sua companhia.

(51) 2118.5200
agas@agas.com.br

ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE SUPERMERCADOS - AGAS

CNPJ 930186950001/10