AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados

Siga-nos no Twitter Faça parte de nossa Página no Facebook Acesse nosso Instagram Adicione o RSS da AGAS

Notícias

23/09/2016

Dia do Contador é marcado por comemorações e desafios

Reduzir custos e tornar a rotina de trabalho mais eficiente são quesitos cada vez mais necessários em tempos de crise. Ajustes de processos internos, automação de etapas da cadeia produtiva e comprometimento da equipe de colaboradores são algumas das ferramentas mais utilizadas, mas outras frentes também podem contribuir, e muito, na busca desses resultados, e a gestão tributária é uma delas. Para os contadores, que celebraram a data da categoria neste dia 22 de setembro, o desafio está na atualização constante em meio a uma legislação tributária complexa e a avanços tecnológico cotidianos.

A Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil, parceira dos profissionais contábeis, disponibiliza ferramentas de padronização que ajudam a otimizar esses processos. Para se ter uma ideia da importância da gestão tributária eficiente, a rede Studio Fiscal, especialista em soluções tributárias empresarial, revela que empresas optantes pelo Lucro Real e pelo Lucro Presumido chegam a pagar, em média, mais de R$ 967.176,7 mil a mais do que devem em impostos e contribuições. O CEO fundador da rede, José Carlos Braga Monteiro, relata que a maior causa desses pagamentos é devido à alta complexidade da legislação tributária e as constantes alterações que ela sofre, pois impedem que as empresas tenham um acompanhamento minucioso da área por falta de tempo.

A padronização pode fazer toda a diferença nesse cenário. “É preciso lembrar que os contadores também têm que lidar com legislações tributárias diferentes em casa estado e com as novas exigências da Receita Federal, como o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped)”, destaca Karina Rocha, executiva de Negócios da GS1 Brasil. Isso porque a uniformidade das informações eletrônicas que devem ser repassadas ao Fisco dentro do Sped é fundamental para evitar erros na hora de validar os dados enviados ao fisco. Como o sistema ganha componentes a cada ano, entre eles o Bloco K, por exemplo, a automação da gestão e uma identificação única e padronizada de produtos aliada ao código de barras possibilita a administração completa do estoque e o acesso a uma série de informações do produto, garantindo a informação única e consistente.

(51) 2118.5200
agas@agas.com.br

ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE SUPERMERCADOS - AGAS

CNPJ 930186950001/10